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Legislação e Políticas para Pessoas com Deficiência Auditiva |
60h |
Políticas Públicas; A Constituição Federal de 1988; As Convenções Internacionais; Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; A Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei Nº 10.436, de 24/04/2002; Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005; Dignidade Humana e Alguns Direitos Sociais; A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos ? FENEIS.
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Docência e Práticas no Ensino Superior |
60h |
Didática, Metodologia, Saber e Fazer Docentes, O Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica - da Teoria À Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola - O Currículo em Ação; A Prática Pedagógica Numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Prática Pedagógica na Área Empresarial; Prática Pedagógica na Área Hospitalar; Trabalhando com Educação do Campo e EJA.
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LIBRAS: Tradução e Interpretação |
60h |
Surgimento e Evolução do Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (Tils); O Intérprete da Língua de Sinais; Modelos de Interpretação/Tradução; Febrapils e o Código de Conduta Profissional; Fundamentos de tradução e interpretação. Problemas teóricos e práticos da tradução/interpretação. O papel do intérprete de língua de sinais na sala de aula. A representação do “intérprete-pedagógico” na educação de surdos. |
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Línguas de Sinais: Aspectos Fonológicos e Morfológicos |
60h |
Fonética e fonologia. Fonética articulatória. Transcrições fonética e fonológica. Processos fonológicos e dialetológicos. Teorias e métodos de análise fonológica. Modelos fonético-fonológicos para descrição de línguas de sinais. Variação linguística na Libras. |
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Tópicos Especiais em LIBRAS |
60h |
Reflexões Sobre o Cotidiano Escolar e a Inclusão; A Formação Docente e o Respeito; Diversidade e Foco na Educação Infantil; Tendências Educacionais de Inclusão de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado Momentos Didático- e o Interprete de Libras; Dispositivos de Amplificação Sonora. Informática na educação e na educação de surdos. Teorias, recursos, tecnologias e prática. A informática como ferramenta que deve interagir com outras áreas aplicadas ao processo de ensino e de aprendizagem na educação de surdos. Artefatos tecnológicos e as possibilidades de interação e aprendizagem nos ambientes formais de educação, na sociedade em geral e dentro de comunidades linguísticas e culturais específicas e seus ambientes educativos informais. |
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Disciplina obrigatória.
Total
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300h
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