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Teorias e Práticas da Psicomotricidade |
60h |
A Psicomotricidade (psicomotricidade e função simbólica; a história da psicomotricidade no brasil; a psicomotricidade na pré-escola); Elementos Básicos da Psicomotricidade (a lateralidade; a dominância lateral; a psicomotricidade em relação aos pais; a relação entre professor e aluno); A Atuação Docente (a contribuição da práxis docente para o desenvolvimento do educando; as atividades em psicomotricidade; a importância da recreação).
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Introdução à Psicomotricidade |
60h |
Origem e Evolução da Psicomotricidade; Finalidade e Áreas de Atuação da Psicomotricidade; A Participação dos Diversos Atores no Processo da Psicomotricidade; Elementos Estruturantes da Prática Psicomotora; Código de Ética do Psicomotricista.
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Diagnóstico e Avaliação Psicomotora |
60h |
Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora; Perturbações, Distúrbios e Alterações Psicomotoras; As Necessidades Especiais; Observação, Medição, Diagnóstico, Avaliação e Ações Motrizes; Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca.
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Gestão Democrática na Escola |
60h |
Projetos na Escola e Questões Norteadoras; Um Histórico das Políticas Educacionais; Histórico das Legislações e das Relações com as Políticas Públicas no Brasil; O Papel da Gestão Escolar Democrática Frente ao PPP; Gestão Democrática e seus Tipos; Princípios Norteadores e Desafios Enfrentados em uma Gestão Democrática.
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Docência no Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
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Disciplina obrigatória.
Total
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300h
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