*
Panorama Histórico da Linguística Aplicada - Questões Teóricas e Metodológicas |
60h |
Sobre o Desenvolvimento e a Evolução da Linguística; Questões Relacionadas à Formação do Educador Para o Ensino de Línguas; Aspectos Sensório-Psico-Neurológicos Influentes no Processo Ensino Aprendizagem; Elemento Transdisciplinar da Linguística Aplicada: O Ensino De Língua(s); Repensando o Processo Construtivo da Escrita; A Linguagem, A Formação do Docente, e Contextos do Mundo Real.
|
*
Linguística Aplicada ao Ensino Reflexão, Autonomia e Didática |
60h |
Uma Visão Preliminar; A Psicologia Sócio-Histórica de Visgotsky; A Psicologia Genética de Piaget; A Psicanálise de Freud; Relações entre Linguagem e Pensamento ? Linguística e Psicanálise; Incluindo a Teoria de Wallon.
|
*
Teorias Linguísticas e Gramaticais |
60h |
Gramática e suas Definições; Uma Nova Vertente: Análise do Discurso; Pragmática, Argumentação e Figuras de Retórica; Signo, Significante e Significado; Noções de Sintaxe; Teorias Lingüísticas e A Prática de Ensino.
|
*
Linguística Aplicada |
60h |
Uma Visão Preliminar; A Psicologia Sócio-Histórica de Visgotsky; A Psicologia Genética de Piaget; A Psicanálise de Freud; Relações entre Linguagem e Pensamento ? Linguística e Psicanálise; Incluindo a Teoria de Wallon.
|
*
Docência no Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|