Como Funciona | Os Cursos de Pós-graduação

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade Única Ipatinga atendem todas as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007 e da Portaria de Credenciamento junto ao MEC N° 1004, de 17/08/2017, publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 18/08/2017, com validade em todo território nacional.

PÚBLICO ALVO

Os cursos de pós-graduação, na modalidade especialização, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos), ou demais cursos superiores reconhecidos pelo MEC.

INSCRIÇÃO

O candidato deve acessar o site http://www.prominaspos.com.br/  , clicar em "Fazer Matrícula" e preencher seus dados. Ao final será gerado uma taxa de inscrição por cada curso e poderá optar efetuar o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito, podendo dividir em até 3 vezes.

MATRÍCULA

A inscrição somente será efetivada como matrícula quando o acadêmico efetuar o pagamento da primeira mensalidade do seu curso, visto que o prazo de duração do curso é contado a partir dessa data, sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso, adiantando o pagamento da primeira mensalidade.

Após a matrícula efetivada, o aluno receberá informações pertinentes ao seu curso. Serão disponibilizadas três apostilas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), também conhecido como “Portal do aluno”, para iniciar seus estudos, além do material didático online e modelos de declarações gratuitas.

DURAÇÃO DO CURSO

Os cursos  tem duração mínima de 6 (seis) meses e máxima de 18 (dezoito) meses, exceto o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, que tem duração mínima de 12 (doze) meses, contados a partir da confirmação do pagamento da taxa de inscrição, considerando também, a data de colação de grau.

A duração exata do curso depende exclusivamente do ritmo de cada aluno, que deverá cultivar uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos, aliado a um bom planejamento, para concluir o curso no menor prazo permitido.

METODOLOGIA

A Faculdade Única Ipatinga possui material didático próprio, que consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência teórica e prática junto aos seus acadêmicos. Estes materiais são disponibilizados aos alunos de Pós-Graduação através do AVA/Portal do aluno, ou caso desejarem, poderão adquirir o mesmo material didático através de apostilas impressas e personalizadas.

A Faculdade Única Ipatinga não trabalha com vídeo-aula, portanto, nesta modalidade de ensino, todas as disciplinas são ministradas através da internet com o material didático disponível no AVA/Portal do Aluno. O aluno deverá organizar seu tempo para estudos e poderá esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos e demais assuntos pertinentes ao seu curso junto à equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas.

Durante a realização do curso de pós-graduação, o aluno deverá participar de um momento presencial onde será aplicada a AVF (Avaliação Final). O acadêmico receberá um e-mail do setor responsável informando sobre data, local e horário da realização do mesmo.

AVALIAÇÕES

1- A Avaliação Online (AVO) funciona da seguinte forma:
–Será realizada por meio do portal do aluno; 
–Cada avaliação conterá 10 questões de múltipla escolha; 
– A liberação será realizada de forma geral ou gradativa conforme o pagamento das mensalidades.

2- Avaliação Final (AVF) funciona da seguinte forma:
– Poderá ser realizada somente após a quitação do financeiro e 5 meses de curso (ou 11 meses para cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho); 
– A avaliação conterá 5 questões de cada disciplina, que deverão ser feitas nos encontros presenciais com nosso parceiro ou professor responsável pelo encontro. As AVFs serão liberadas somente após o 5° mês de curso e após constatarmos a quitação dos pagamentos de todas as parcelas, através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Durante o curso, o acadêmico deverá fazer duas avaliações (AVO e AVF), ambas no valor de 10 pontos. A média das notas será extraída do somatório entre AVO + AVF = 20 pontos / 2 = Média da Nota.

Ex: AVO = 8 + AVF = 10 sendo assim: 18/2 = 9 Nota Final

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 (sete) pontos na disciplina, ele deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar as avaliações de recuperação conforme disciplina desejada. As avaliações de recuperação poderão ser de questões abertas (resenha crítica, resumo, dissertação ou projeto de trabalho) e têm o valor de 10 pontos.

ENCONTRO PRESENCIAL

Durante a realização do curso de pós-graduação, o aluno deverá participar de um momento presencial onde será aplicada a AVF (Avaliação Final). O acadêmico receberá um e-mail do setor responsável informando sobre data, local e horário da realização do mesmo.

OBS. O aluno só é obrigado a fazer o encontro presencialmente caso o mesmo ocorra em sua cidade. Do contrário, o aluno não será prejudicado e a Instituição resolverá a questão logística da situação.

MATERIAL DIDÁTICO

A partir da matrícula efetivada, o acadêmico terá disponível em seu portal o material didático necessário para iniciar seus estudos, devendo manter em dia os pagamentos das mensalidades contratadas e os demais requisitos obrigatórios para conclusão do curso.

Como material de apoio às aulas, a instituição disponibiliza apostilas on-line (gratuitas), disponíveis em PDF no Portal do Aluno.

Caso o acadêmico queira apostilas impressas (via correios), poderá requisitá-las mediante duas opções:

a) pagamento de uma taxa no valor promocional de R$ 230,00; 
b) dividir o valor em até 04 parcelas (02 X R$ 150,00 – 03 X R$ 120,00 ou 04 X R$ 99,00), sendo que as apostilas serão enviadas via correios para o endereço do aluno até 30 dias úteis, após o pagamento da 1° parcela do material. 

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho acadêmico que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

O TCC não é mais requisito obrigatório para conclusão de cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização).

Entretanto, alguns conselhos profissionais ainda exigem o TCC para aceitação do título.

De acordo com a Resolução n° 1, de 06/04/2018, da Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), de 09/04/2018, Seção 1, página 43, que estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para conclusão dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

Entretanto, alguns Conselhos Profissionais como, por exemplo, das áreas de saúde e engenharia, ainda exigem, por regulamentação própria, o TCC para aceitação do título de especialista.

O artigo científico deve conter de 5 (cinco) a 13 (treze) páginas textuais do resumo a conclusão. A monografia deve conter de 25 a 40 páginas textuais, também do resumo a conclusão.

O TCC deve ser um trabalho de revisão bibliográfica, portanto, não serão aceitos estudo de caso, projetos, pesquisa em campo ou relato de experiência.

No decorrer do curso, o acadêmico poderá entrar em contato com os nossos tutores para orientações sobre o desenvolvimento do trabalho.

A Faculdade Única de Ipatinga tem o prazo de até 30 (trinta) dias úteis para correção do TCC.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser inédito e individual. A média para aprovação será de 7,0 (sete) pontos.

DECLARAÇÕES GRATUITAS

São disponibilizadas as declarações: Declaração de Matrícula, Declaração de Cursando, Declaração de Conclusão, Declaração de Ofício e Declaração de Presença em Seminários.

Declaração de Conclusão A qualquer momento após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o site e imprimir a declaração de conclusão (gratuita) ou solicitar um novo modelo de declaração acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

CERTIFICAÇÃO E CONCLUSÃO DO CURSO

De acordo com a legislação brasileira, o aluno que concluir, com aprovação satisfatória, um curso de pós-graduação lato sensu faz jus ao título de “Especialista”. O Certificado será emitido pelas Faculdade Única de Ipatinga e entregue ao aluno dentro de um prazo médio entre 15 a 90 dias, após o aluno cumprir todos os pilares obrigatórios para conclusão do curso, conforme descrito no Manual do Aluno.

ATENDIMENTO/SUPORTE AO ALUNO

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda, por meio dos nossos canais de comunicação:

·         atendimento@prominaspos.com.br

·         Telefone:  31 99413-7568 (TIM);   31 98559-5723(OI) ;  31 99959-7568(VIVO)

·         Chat Online pelo site http://www.prominaspos.com.br 

·         Whatsapp:  31-9-9413-7568 ou 31-9-8559-5723

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DE CURSO

a-) O curso deverá ter duração mínima de 06 e máxima de 18 meses;
b-) Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 07 pontos;
c-) Ter quitado todas as parcelas do curso;
d-) Entregar todas as documentações exigidas para efetivar a matrícula e emissão do Certificado do curso;
e-) Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 pontos.

DOCUMENTAÇÕES PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO

1.    Diploma de Graduação (cópia autenticada em cartório)

2.    Histórico de Graduação; (cópia simples)

3.    2 Fotos 3×4 (iguais e recentes);

4.    Certidão de Nascimento ou Casamento; (cópia simples)

5.    CPF e Carteira de Identidade; (cópia simples)

6.    Título de Eleitor com comprovante da última votação; (cópia simples)

7.    Comprovante de endereço. (cópia simples)

DA POLÍTICA DE CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO

É permitido o cancelamento do curso, sem multa e com a restituição de valores, em até sete dias após o pagamento da taxa de inscrição. Após este prazo o cancelamento pode ser realizado, mas não haverá a restituição dos valores pagos.

Para fazer o trancamento do curso, o acadêmico deverá estar em dia com os pagamentos das mensalidades e pagar o valor da taxa estipulada. Em caso de retorno ao curso, o acadêmico poderá reaproveitar todas as mensalidades quitadas ou fazer abatimento no valor de outro curso desejado