1 |
Docência no Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Metodologia do Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
3 |
Práticas de Alfabetização e Letramento |
60h |
Alfabetização e Letramento: Reflexões sobre esses Conceitos; Métodos de Alfabetização no Brasil ? Breve Histórico; O Processo de Construção da Escrita na Visão de Emilia Ferreiro; Alfabetização e Letramento ? Contribuições de Magda Soares; Alfabetização de Jovens e Adultos ? Algumas Considerações; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação dos Professores. |
4 |
Produção de Textos e Apropriação da Escrita |
60h |
A História dos Processos da Apropriação da Escrita (A questão da apropriação da escrita; Etapas do processo de construção da escrita; Conceitos de Alfabetização; Conceitos de Letramento; Reflexão sobre a prática pedagógica docente; A competência do professor); Práticas Pedagógicas |
5 |
Tópicos Especiais em EJA do Campo e Inclusão |
60h |
EJA do Campo: Conceitos e Sujeitos; Evolução Histórica da EJA; Educação no Campo, EJA e Pedagogia do Movimento; Políticas e Legislação; Perspectivas Atuais e Educação Popular; Inclusão Social no Contexto da Educação no Campo. |
6 |
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais |
60h |
Alfabetização nas Séries Iniciais; A Fala, A Leitura E A Escrita; A Leitura na Escola: Práticas e Competências; Os Gêneros Literários; Introdução Às Dificuldades de Leitura e Escrita. |
7 |
Educação Infantil na Contemporaneidade |
60h |
A Invenção da Infância; O Corpo, O Gênero e a Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil; As Cores e as Crianças; Crianças, Filmes e Processo de Subjetivação. |
8 |
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento |
60h |
O Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
TOTAL |
500h
|
|